O futuro?  Incerto, Dias de lutas, tristeza no olhar, noites insones e novas cicatrizes na alma.

   Assim tem sido desde que o caos começou, tudo tão INTENSO, inesperado e catastrófico.

    Para muitos .. no mundo inteiro, um fim agoniante. 

   A vida se foi num instante, num sopro, sem avisos, para a eternidade.

   Muitos tiveram histórias bem vividas, outros tinham muito o que viver. Mas, para quem permaneceu, muitas lições foram aprendidas e muitas outras virão enquanto o fluxo da vida permitir .

    Todo dia parece uma eternidade, de aflições, ansiedade e tormento por não saber o que nos aguarda adiante. E, sabe, todo dia parece igual, iguais aos outros que se antecederam, sem ter uma esperança de que o amanhã será melhor, mais feliz.





   Em meio a um confinamento INESPERADO, tivemos que nos adaptar a novos hábitos, nos adaptando ainda na verdade, uma nova rotina, uma nova vida. Tudo se transformou num piscar, de um dia para o outro, sem aviso, tudo o que um dia foi; hoje não é mais.

   Ficar dentro de casa, SE POSSÍVEL, sair só se fosse uma necessidade realmente importante...

   Nessa exigência toda, veio a busca para se manter saudável e SÃ.



   SIM, é difícil você ficar isolado tendo que lidar com sua mente, inseguranças e conviver o TEMPO TODO com aquela pessoa que antes você só encontrava pouco na correria de uma rotina agitada, mesmo morando na mesma casa.

   Mesmo assim, com a pandemia, essa calmaria não veio. 

  Estamos mais exaustos que antes, sem poder respirar novos ares, mudar os horizontes . Só aprendemos a lidar de forma diferente com o novo, viver diferente, ser mais forte nos atos.


    Porém, depois de meses isolados, a certeza de que nada será como antes está enraizada, nada voltará a ser o que era, isso é bom de algumas formas, um novo normal. Mas, para quem está levando as normas a sério, fazendo tudo certo e cuidando dos seus entes queridos, surge uma nova insegurança para se lidar, um novo problema:

   Você sente medo, não se sente mais seguro ao sair de casa para a rua, ao estar perto de outras pessoas em locais públicos e geralmente lotados, começa  a ter um ataque de pânico (coisa que nunca teve antes disso tudo), fica nervoso só de pensar em ter contato com um vírus nunca enfrentado antes e quer se fechar em um lugar, sozinho, vazio. Passa mal mesmo, não consegue confiar nas pessoas, não quer mais ter um contato físico.

   Vira uma necessidade de sobrevivência, autodefesa, 

    Um MEDO de estar realmente próximo de outro ser humano, de conviver em sociedade. 

Sinto muito te dizer isso, mas só com muita TERAPIA é possível curar essas novas e também as velhas cicatrizes, pôr um band-aid só vai piorar tudo .

Aliás, se você puder, invista em terapia, mesmo que você ache que não precisa, vai ter fazer bem sim, em qualquer momento. Ela tem sido a melhor coisa para manter a mente calma sem surtar tanto em meio a tantas tragédias .

   Em pleno 2021, eu não deveria ter que dizer isso, mas, terapia não é coisa de louco, ela é uma das coisas mais essenciais da vida, para se viver em sociedade, para se autoconhecer, para saber lidar com situações extremas e internas, para entender todos os porquês e ver os acontecimentos de outra forma, para saber lidar com o mundo e com VOCÊ mesmo.



   Juntamente com hábitos mais saudáveis como praticar esportes, não para emagrecer e tals, mas sim, libertar a energia acumulada dentro de você, sentir seu corpo e o que ele tem a dizer ... dançar, cantar, fazer yoga, alimentação mais leve, GRITAR, ler um livro, interagir com as plantas .. meditar, fazer uma coisa nova todos os dias para não se perder no meio dessa tempestade toda. 

  e enfim.. se permitir, se libertar, se reinventar, recomeçar totalmente do zero, se descontruir para viver uma nova era, um novo tempo.

   Até mesmo as terapias alternativas, que são comprovadas eficazmente, como: Reiki, cromoterapia, aromaterapia, e tantas outras maravilhosas, podem ajudar no meio desse processo. 

   O importante é se CUIDAR! todo investimento em você é válido e não é em vão, é uma evolução, um ato de amor próprio e coragem. 

VIVA por você, somente por você, faça para você . V O C Ê .

    E por favor, não ouça a voz de quem não conhece sua dor, não pense e nem trate como uma frescura porque não é, se te faz mal, deve ser tratado . 

  Fiquem bem na medida do possível.

   Tem uma coisa dentro de todos nós que nos garante que o AMANHÃ será fantástico, incrível , maravilhoso e feliz, uma coisa que faz a gente lutar, levantar todos os dias e sermos positivos, sermos melhores como pessoas e seres humanos, crermos no amor e que ainda existe humanidade, empatia e gentileza no meio de tanta dor e sangramento .

   Essa LUZ que a gente não vê  mas está ali, se chama FÉ . Se agarre nela com força, se aprofunde e sinta, só não desista, no final, de alguma forma TUDO vai ficar BEM. 


Se cuidem,
 E cuidem dos seus entes queridos, fiquem em casa até ser seguro sair, em breve, quanto menos esperarmos, a gente vai se encontrar, tenho certeza, em uma bem melhor.

até o próximo post  <3.

Letícia Bueno.